quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


Seria uma sexta-feira qualquer, não fosse pelo fato de todos serem surpreendidos com uma banda ao vivo se apresentando o pátio da Faculdade Cearense, no Campis I. Aquela era mais uma edição da “Sexta Cultural”, um projeto idealizado pelo professor do Curso de Turismo, Mansueto Brilhante.

A “Sexta Cultural” realizada nos dois campus da FAC era promovida pelos alunos do curso e turismo. Os estudantes que não conseguiram estágio fora da faculdade precisavam levar atrações para os campus, sempre nas sextas-feiras, durante o intervalo entre as aulas. As apresentações variavam entre bandas, grupos de teatro, dança, o que era um refresco para os alunos, uma forma de espairecer, aliviar a mente e respirar um poucos de cultura.

“Eu gostava da sexta cultural, a gente ia pro intervalo e assistia uma apresentação bacana, sem precisa sair da faculdade. Teve uma vez que uma banda tocou músicas do Renato Russo, Legião Urbana, Cazuza, foi muito massa, todo mundo parava pra assistir”, afirma o aluno de Serviço Social, Fernando Lima, 23 anos.

No ano de 2012 o projeto foi suspenso no Campus I da faculdade, segundo o professor Mansueto Brilhante “por conta do ENADE” que demandou uma atenção maior”. Mansueto ressalta que as apresentações ainda estão acontecendo temporariamente, mas apenas no campus II.

Questionando sobre o retorno do projeto também para o Campus I, o professor afirmou eu “existem planos para uma melhor organização no próximo ano, 2014, em que apresentações possam ocorrer em média 4 vezes por semestre, e dos nos dois campus”.

Mas a “Sexta Cultural” parece não agradar a todos, esse é o caso do aluno de pedagogia David Cavalcante, estudante do Campus II onde as apresentações ainda estão sendo realizadas.  Para ele as atrações são chatas: “Não acrescenta nada, pois no dia que teve aqui, começou antes do intervalo e atrapalhou parte da aula, pois minha sala era perto do refeitório, e outra o som era horrível sem qualidade, e não entendia o que se era cantado” afirma David.

Quando questionando se os alunos do outro Campus estariam sendo prejudicados com a suspensão das apresentações, ele afirmou o seguinte: “Não estão perdendo nada, podem ter um intervalo mais tranquilo pra conversar sem barulho. Melhor se tivesse uma exposição de artes no lugar de uma banda de som horrível” disse o estudante.

Apesar dos diversos pontos de vistas, alguns positivos outros nem tantos, a “Sexta Cultural” que deveria funcionar como forma de diversão e ferramenta de valor cultural, infelizmente ainda não está tão presente quanto deveria em toda a Faculdade Cearense.  Maiores investimentos estruturais e uma melhor organização dos eventos devem suprir essa necessidade, mas que infelizmente só deverá ser atendida no ano que vem.

Veja abaixo algumas fotos de uma das edições da "Sexta Cultural"

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Comente

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagem Populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © FACTUAL 62 - Powered by Blogger - Designed by Thiago Silva