sexta-feira, 27 de setembro de 2013



O mundo vem sofrendo as consequências do aquecimento global, resultado da má administração dos recursos naturais pelo ser humano. Medidas de prevenção e mudanças de hábitos vêm sendo adquiridos ao longo dos últimos anos, à medida que a preocupação com o meio ambiente entra na pauta das sociedades.

A Faculdade Cearense (FaC) tem assumido essa preocupação e procura atuar na preservação e nas medidas sócio-educativas de proteção ao meio ambiente. Em 2010, criou o Núcleo de Responsabilidade Social, responsável por atuar na área social da instituição.

A instituição passou a desenvolver trabalhos voltados para a preservação ambiental, como a inclusão de depósitos específicos para cada tipo de material, seja ele orgânico, metal, vidro, plástico ou papel. O material da chamada coleta seletiva é recolhido e doado para instituições que trabalham com reciclagem, como o Instituto da Primeira Infância (Iprede). Apenas o lixo orgânico é destinado aos lixões. Já os materiais eletrônicos são levados ao almoxarifado. Lá, peças são aproveitadas para o conserto de outros equipamentos.

Segundo o psicólogo Thiago Oliveira, do Núcleo de Apoio Psicossocial, responsável pelo social da faculdade, a FAC participa de eventos e ações sociais voltadas para a questão ambiental, como o Dia da Responsabilidade Social que aconteceu no dia 14 de setembro, no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), que é realizado anualmente. O Ação Global é outro evento que a faculdade participa anualmente, completando, este ano, 4 anos de participação contínua.

Conscientização social

A instituição eventualmente promove campanhas de caráter social, de sensibilização e humanização, voltadas para a comunidade circunvizinha. No primeiro semestre de 2012, com ajuda de alunos, a FaC distribuiu mudas e sacolas ecológicas em blitz realizada nas suas proximidades.

Em seus espaços, a faculdade busca promover a conscientização sobre os cuidados relacionados ao meio ambiente por meio de trabalhos realizados por alunos em suas atividades curriculares, e também entre os funcionários, como a reutilização do papel, transformando-o em rascunho e descartando-o em local específico.

Campus 1 e 2

No aspecto ambiental, os questionamentos dos alunos dizem respeito à estrutura das duas unidades, por uma ser mais arborizada que a outra e ter uma estrutura mais agradável . O motivo dessa diferença, segundo Thiago Oliveira, é que “o campus 1 é uma estrutura que foi alugada, na qual não podemos fazer grandes mudanças. Já o campus 2 foi construído para ser uma faculdade, por isso ele tem um visual mais ambientado e com ‘cara’ de faculdade”. Ele contou também que a FaC está estruturando um setor de marketing que atuará junto ao setor de responsabilidade social para fazer as melhorias de ambientação em todos os departamentos e desenvolver um caráter de universidade à instituição.

Luana Rodrigues 
Mariana Souza
Wescley Sacramento

Comente

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagem Populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © FACTUAL 62 - Powered by Blogger - Designed by Thiago Silva