segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Para apoiar o processo de transição, a FaC tem o Núcleo de Apoio Psicossocial

É comum alguns alunos do primeiro semestre sentirem-se deslocados no início do curso. Isso se deve ao processo de adaptação do ensino médio para o ensino superior. Normalmente os recém-chegados encontram na faculdade um mundo novo, prestes a ser descoberto.

No período escolar, parcela significativa dos estudantes está acostumada com algumas facilidades, pois na escola geralmente a preocupação resume-se a estudar e preparar-se para o vestibular e, normalmente, os pais estão sempre acompanhando o desempenho dos filhos.

Em entrevista, o psicólogo Thiago Oliveira, responsável pelo Núcleo de Apoio Psicossocial (Naps–FaC), destacou o processo de adaptação dos novatos. Para ele, quando o aluno chega à faculdade, percebe que tem que resolver seus problemas, buscar informações, procurar resolver os processos, ou seja, o aluno passa a ser responsável por si e isso gera certo receio. É notável também que ainda há certa dependência dos pais.

“A gente encontra muito estudante que ainda o pai ou a mãe vêm perguntar: “como é que eu faço para pegar o boletim do meu filho. Existe essa nomenclatura que é do ensino médio, do ensino fundamental”, frisou o psicólogo.

Na faculdade esse processo é modificado. Os alunos estão na fase adulta e são tratados como tal. De acordo com o psicólogo, o estudante passa a ser mais crítico e mais questionador, pois sai de uma postura passiva, para uma postura mais ativa, sendo instigado a participar, questionar e debater. A faculdade realiza um tratamento diferenciado com os alunos do primeiro semestre, pois eles são inseridos em um ambiente novo e necessitam de um processo de adaptação. Isso implica um novo contexto de ensino e novos métodos utilizados pelos professores. Além dos termos e do processo abordado pela faculdade que são ainda desconhecidos pelos novatos.

Há também uma dificuldade com a escolha do curso, algumas preocupações surgem durante esse período e acabam causando várias dúvidas. É o caso de Gabriela Maciel que iniciou na Administração e mudou para Jornalismo, pois segundo ela tinha a sensação de estar fugindo de si mesma, da sua vocação. “A minha maior dificuldade é conciliar o trabalho com a faculdade, é complicado administrar o tempo. Mas, é esse curso que eu quero, eu me encontrei e tenho certeza que serei feliz. O segredo está no foco. Tenho certeza que serei boa no que escolhi pra mim”, afirmou a estudante do primeiro semestre de jornalismo da FaC.

Já para a aluna Regina Wesliane, estudante do primeiro semestre deJjornalismo, a faculdade está exigindo dela uma responsabilidade maior que o colégio exigia. Mas, isso não está interferindo no seu ideal. “Sempre fui muito comunicativa, desde criança sou muito curiosa, percebi meu lado jornalista e comecei a lutar por esse sonho”, destacou a estudante.

Na faculdade existe o Núcleo de Apoio Psicossocial, criado em 2010, que auxilia os estudantes nesse processo de metamorfose acadêmica. Os interessados devem procurar o atendimento ao estudante e solicitar o acompanhamento com o psicólogo responsável, Thiago Oliveira.

Equipe: 
Fátima Rayanna
Jéssica Capistrano
Pedro Henrique

Comente

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Postagem Populares

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © FACTUAL 62 - Powered by Blogger - Designed by Thiago Silva